Rua José Silva do Amaral Sales, 2059, Boa Vista - São José do Rio Preto/SP

Telefones: (17) 3212-2288


Trabalho temporário deve aumentar nos próximos anos, aponta pesquisa

Trabalho temporário deve aumentar nos próximos anos, aponta pesquisa

  • 20/04/2021

    Uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, apontou que 50% dos empresários entrevistados acreditam que sua empresa irá precisar mais de mão de obra especializada para projetos temporários nos próximos anos. 

    De acordo com o levantamento, os motivos para a tendência de aumento na contratação de profissionais temporários são os seguintes:

    • Oportunidades de projetos pontuais: 40%
    • Necessidade de as organizações se tornarem mais ágeis e flexíveis: 17%
    • Necessidade de aliviar as sobrecargas das equipes: 13%
    • Falta de funcionários: 13%

    A pesquisa também aponta que 39% dos recrutadores afirmaram que contrataram profissionais temporários para a área de tecnologia da empresa nos últimos meses.

    Áreas com previsão de contratação

    A consultoria também listou as 5 áreas com maior previsão de demanda por projetos especializados no primeiro semestre de 2021. São as seguintes:

    1. TI
    2. Atendimento ao cliente
    3. Apoio administrativo
    4. Marketing e Vendas
    5. Finanças e Contabilidade

    O diretor de Recrutamento da Robert Half, Lucas Nogueira, diz que o aumento nos processos de contratação de profissionais especializados para projetos é um movimento que vem ocorrendo nos últimos anos e foi significativamente acelerado pela pandemia. 

    Ele aponta ainda que os prazos dos projetos estão diminuindo, o que indica que o empresário vê a solução como estratégica para o seu negócio e não apenas para cobrir ausências temporárias.

    “Entre os principais motivos para o crescimento na demanda estão a flexibilização da legislação trabalhista brasileira que, desde novembro de 2017, possibilitou a terceirização de atividades-fim por parte das empresas, diminuindo a insegurança jurídica que antes era significativa. Além do próprio cenário de incertezas, diretamente associado à pandemia, que gera receio nas empresas em relação à possibilidade de contratações futuras de profissionais permanentes”, avalia Nogueira.

    Trabalho temporário é bem-vindo?

    Na pesquisa, 92% dos profissionais disseram que trabalhar como temporário foi ou é positivo para os seus currículos. As principais vantagens de trabalhar como temporário foram:

    • Adquirir experiência: 69%
    • Networking: 66%
    • Contato com ferramentas novas: 55%
    • Oportunidade de efetivação: 52%
    • Flexibilidade: 42%

    Apenas 1% dos profissionais desempregados disse que não aceitaria uma oportunidade em um projeto temporário. Entre os profissionais empregados, o índice chega a 17%.

    Fonte: Portal www.contabeis.com.br



Escritorio de Contabilidade em São José do Rio Preto

Rua José Silva do Amaral Sales, 2059, Boa Vista

São José do Rio Preto/SP Cep: 15025-450

E-mail: leandro@joacam.com.br

Telefones: (17) 3212-2288

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira das 7:30 às 11:30
e 13:00 às 17:50